top of page

SISTEMA INTERNACIONAL

GARRA DO DRAGÃO DO NORTE - PAK LONG ZHAO

Como todo estilo de arte marcial chinesa, os estilos praticados na Família Shien de Kung Fu possuem matrizes curriculares que concentram conhecimentos nas áreas de arte, cultura, filosofia e sabedoria oriental, história, medicina tradicional chinesa e, obviamente, no campo marcial. Toda essa gama de conhecimento disponível numa complexa e milenar arte marcial é requisito obrigatório para o praticante de Kung Fu. Em outras palavras, trata-se de um estilo de Kung Fu tradicional, como qualquer outro que carrega o nome e a chancela de uma civilização que soube, como nenhuma outra, praticar a atividade marcial como arte e elevar essa cultura a um patamar de ciência. Um verdadeiro estilo de Kung Fu não se limita ao aspecto luta. Pelo contrário, apesar de ser um item bastante enfocado na arte marcial chinesa, o combate passa para o segundo plano no nível de importância entre seus conteúdos.

     Assim, esta arte torna-se admirada e respeitada no mundo inteiro, não por sua eficiência e eficácia na ação marcial, mas, principalmente, pelo poder que oferece a seu praticante para que vença um adversário sem lutar, utilizando- se apenas do valor e do respeito ao oponente, abrindo mão do uso de uma gama de possibilidades que incluem técnicas especiais não encontradas em outras modalidades. Aqui apresentamos o estilo Pak Long Zhao, um dos dois estilos oficialmente difundidos pela Família Shien de Kung Fu no Brasil e no exterior, exposto em sua estrutura formativa, com o seu conteúdo descrito conforme será trabalhado no processo de formação de seu praticante.

 

O ESTILO

 

      O dragão é um animal que faz parte da cultura do povo chinês e é uma divindade para os mesmos, pois traz vida longa, prosperidade e muita autoconfiança. Seus movimentos são caracterizados por fortes movimentos, como a torção e sacudidela violenta do corpo e rabo do dragão, o que é expresso no estilo de Kung Fu baseado na referida criatura. O estilo do dragão também usa uma postura baixa e potente do cavalo e desenvolve espírito forte por meio de graça e flexibilidade. Muitos sistemas completos de Kung Fu se originaram dos movimentos do dragão. A maioria se destaca por seus movimentos fluentes, técnicas de mãos abundantes, chutes fortes e rápidos e uma variedade de movimentos circulares de pernas. Um exemplo é o estilo Long Shin Chuen, um estilo sulista, também presente na Família Shien, na pessoa de nosso grão-mestre, Gilberto Cabral da Costa. Em meio às batalhas entre opositores e o governo Manchu, muitos estilos de Kung Fu tornaram -se conhecidos e foram praticados (em determinado momento clandestinamente) pela população que se rebelava contra o império indesejado. Quando os Manchus derribaram a dinastia Ming, em 1644, eles estabeleceram a dinastia Ching, implantando um período de perseguições e injustiças contra o povo nativo. Em meio às rebeliões, sociedades secretas floresceram, caracterizadas por organizações que desejavam derrubar os invasores ou afastar as influências estrangeiras de seu país. A mais famosa era a Lótus Branca (Bai Lian Jiao), uma sociedade secreta enraizada no Taoismo. Estas sociedades secretas estudavam artes marciais e principalmente religiões. Seus membros eram treinados em Kung Fu e doutrinados sobre o poder que a arte marcial lhes proporcionaria, os tornando invencíveis, mesmo para balas de armas de fogo. Isto provocou a histórica Rebelião dos Boxeres, em 1800 (boxers era a denominação dada pelos estrangeiros aos chineses fanáticos, que enfrentavam as balas desarmados). Naturalmente, mãos desarmadas não enfrentam balas, e a rebelião foi esmagada. Um dos estilos que em especial a Lótus Branca praticava era o estilo do Dragão . E foi através desta observação que um mestre chamado Wu Song Yong criou o estilo Pak Long Zhao (Garra do Dragão do Norte), reafirmando a figura mitológica do dragão, uma divindade de proteção para o povo chinês. Mestre Wu Song Yong nasceu na província de Loang, no Norte da China, no ano de 1889 .

 

COMO CHEGOU AO BRASIL

 

      Em 1969, Mestre Wu Song Yong chega ao Brasil, desembarcando precisamente em Jacaré, Ceará. Foi onde ensinou o estilo, em especial, para 5 alunos. Um deles, Mestre Pan (assim chamado por se destacar nas técnicas do Punho do Leopardo), passou a ensinar Kleber Silva Saraiva e Joao Kennedy Pereira dos Reis, o Mestre Shien, que fundou a família Shien de Kung Fu e assumiu a responsabilidade sobre o estilo. Mestre Wu Song Yong deixou o Brasil em meados de 1973 e depois não se teve mais noticias suas. Havia boatos de que em Loang, na China, o mesmo teve um filho, o que até então não tem confirmação.

      Dos cinco alunos que mestre Wu ensinou no Brasil, somente mestre Pan prosseguiu com o conhecimento, e dos alunos do mestre Pan, somente mestre Shien continuou com os treinamentos, encontrando-se ainda em atividade, pois Kleber Silva Saraiva deixou o estilo e passou a praticar Jiu-Jitsu. É possível que Mestre Wu tenha tido outros descendentes no estilo, antes de sua vinda ao Brasil e até mesmo depois de sua partida. Contudo, desconhecemos a existência de mais alguém, herdeiro direto ou não do Mestre Wu, que pratique o estilo Pak Long Zhao fora da Família Shien. Assim, Mestre Shien, 4º geração do estilo, tornou-se o responsável pela propagação do estilo Garra do Dragão do Norte, possuindo, atualmente, vários professores sob sua orientação, em várias partes do país.

 

ESTILO PRINCIPAL:

 

      O estilo Pak Long Zhao é composto por conteúdos teóricos e práticos que englobam conhecimentos como história das artes marciais, primeiros socorros, técnicas de massagem chinesa, entre outros:

1. Formas (taolu) mãos nuas

2. Bastão curto

3. Liang jiê kwuan

4. Tonfa

5. Chutes do dragão e suas derivações

6. 30 exercícios do dragão

7. 47 aplicações do estilo

8. Toi Cha com armas e sem armas

9. Rolamentos (camas de gato)

10. Massagem

11. Primeiros socorros

12. História do estilo e do Kung Fu em geral

13. Estudo do combate

14. Chi kung

15. Língua chinesa

 

NIVEL BASICO

 

1. 4 formas (taolu) mãos nuas

2. 2 formas (taolu) bastão curto

3. 2 formas (taolu) liang jiê kwuan

4. 1 forma (taolu) tonfa

5. 5 chutes do dragão e derivações

6. 30 exercícios do dragão

7. 47 aplicações do estilo

 

O nível básico prepara o praticante para os níveis seguintes, compostos por conteúdo especial que inclui técnicas de armas e taolus avançados.

 

NIVEIS SEMI-AVANCADO E AVANCADO

 

1. Garras de tigre

2. Box do macaco

3. Olho do dragão

4. Olho da fênix

5. Punho do leopardo

6. Espada larga do dragão

7. Espada do macaco

8. Bastão longo do dragão

9. Lança do dragão

 

PROGRAMA DE FORMACÃO:

 

     Lembrar que o Kung Fu não é uma modalidade que se limita apenas ao contexto luta, leva o praticante a renovar sua consciência sobre o trabalho árduo que é “viver a arte marcial chinesa”. Ainda que fosse apenas luta, o Kung Fu ainda assim seria complexo, pois sua parte marcial, diferentemente do que muitos acreditam, contempla todas as vertentes do combate marcial, indo de armas exóticas a técnicas de captura e controle do adversário, inclusive em solo. Mas, além da matriz integral no aspecto luta, nossa modalidade contempla muitos outros conteúdos que completam e são completados pela parte marcial propriamente dita, o que a torna a mais complexa de todas as artes marciais. Praticar a arte marcial chinesa em sua essência, repetimos, em sua essência, significa descobrir o poder que possuímos sobre nós mesmos, o nosso maior adversário. Por outro lado, aventurar-se a praticar o Kung Fu visando “aprender” algumas técnicas a mais, jamais vai levar alguém a ser um verdadeiro praticante da arte marcial chinesa, o que só ocorre se o treinamento for integral, despido de vaidades como aquelas que iludem os que buscam em várias modalidades o que poderiam encontrar em uma só. Porém, este treinamento integral tem como base uma virtude que nem todos manifestam ou desejam manifestar: a paciência. Esta determina o futuro marcial dos que buscam o Kung Fu, podendo estes prosseguir no caminho e conhecer o Kung Fu em sua plenitude, ou abrir mão de tal descoberta e procurar outro caminho, normalmente, mais curto. Este é o Kung Fu, acima de tudo, uma arte, representada aqui pelo estilo Pak Long Zhao , no qual cada faixa é sustentada por um conteúdo programático obrigatório a ser cumprido pelo discente, visando à promoção para o nível seguinte. Este conteúdo deverá ser o objetivo do aluno em cada fase em que se encontrar, devendo buscar seu aprendizado e aprimoramento constantes, preparando-se para defender o que aprendeu nas várias avaliações às quais será submetido. A cada faixa conquistada, o praticante deverá treinar com afinco o aprendizado adquirido nos níveis anteriores, enquanto, com a mesma dedicação, desenvolve os novos conhecimentos do nível atual. Desta forma, o discente avança nos estudos sem se desfazer do que aprendeu em níveis anteriores, de modo a tornar-se um exímio artista marcial.

 

SISTEMA DE GRADUACAO

 

      De modo geral, a formação no estilo Pak Long Zhao é dividida em três grandes níveis, com um sistema de graduação composto de 17 faixas, sendo 8 até a faixa preta e, mais dez, após esta, cada uma com os respectivos thuans.

 

Iniciante:

1. Faixa Amarela

2. Faixa Amarela I Ponteira/Nível)

3. Faixa Amarela II Ponteira

 

Instrutor-Auxiliar:

4. Faixa Amarela III Ponteira

5. Faixa Amarela IV Ponteira-Instrutor-Auxiliar

 

Instrutor:

6. Faixa Vermelha (5º nível) (Instrutor)

7. Faixa Vermelha Ponta Preta

 

Professor:

8. Faixa Preta-1º Thuan

9. Faixa Preta 2º Thuan

10. Faixa Preta 3º Thuan

 

Mestre:

11. Faixa Preta 4º Thuan

12. Faixa Preta 5º Thuan

13. Faixa Preta 6º Thuan

 

Grão-Mestre:

14. Faixa Preta 7º Thuan

15. Faixa Preta 8º Thuan

16. Faixa Preta 9º Thuan

17. Faixa Preta 10º Thuan

 

 

ESTRUTURA DIDÁTICO-ACADÊMICA

 

      O conteúdo formativo dos estilos da Família Shien de Kung Fu está organizado em eixos curriculares, a partir dos quais os diversos conteúdos que compõem a matriz curricular do estilo darão ao aluno a formação coerente com a realidade da arte marcial chinesa. Esta formação visa ao desenvolvimento de virtudes humanas que transcendem o contexto marcial limitado ao aspecto luta, dando ao praticante a oportunidade de se compreender como um ser dotado de qualidades e capacidades que têm como base importantes elementos, como a humildade, a disciplina e o amor à vida.

1. Introdução às artes marciais chinesas.

2. História das artes marciais.

3. Filosofia e pensamento chinês.

4. Ética marcial (Wu De).

5. Arte e cultura chinesa.

6. Conhecimentos sobre o corpo.

7. Conhecimentos básicos em língua chinesa.

8. Formas (Taolu).

9. Treinamento e condicionamento físico.

10. Exercícios e aplicações do Pak Long Zhao .

11. Sanshou/Sanda

12. Wushu Moderno

13. Chin Na.

14. Shuai Jiao.

15. Chi Kung (Qi Gong).

16. Canais e pontos energéticos.

17. Práticas corporais orientais.

 

      A organização didático-acadêmica do estilo está estruturada conforme a seguir:

1. Formação Geral: de faixa branca a faixa preta.

2. Formação Semiavançada: de faixa preta 1º thuan a faixa preta 3º thuan.

3. Formação Avançada: de faixa preta 4º thuan a faixa preta 10 thuan

 

      O processo de formação do praticante do estilo Pak Long Zhao será desenvolvido em cinco níveis de instrução, sendo Iniciante, Instrutor auxiliar, Instrutor, Professor, Mestre e Grão- mestre. Cada um destes níveis de instrução corresponde a um determinado número de faixas, conforme a seguir:

 

1. Iniciante: da faixa amarela à faixa amarela II ponteira (3 faixas).

2. Instrutor auxiliar: da amarela III ponteira à amarela IV ponteira (2 faixas).

3. Instrutor: da faixa vermelha à faixa vermelha ponta preta (2 faixas).

4. Professor: da faixa preta à faixa preta 3º thuan (4 faixas).

5. Mestre: do 4º ao 6º thuan (3 faixas).

6. Grão-mestre: do 7º ao 10º thuan, último grau do estilo (4 faixas).

 

      Para fins de promoção aos graus correspondentes a cada faixa, o praticante evolui como discente, da seguinte forma:

1. Iniciante

2. Aluno

3. Discípulo

4. Instrutor

5. Professor

6. Mestre

7. Grão- mestre

 

CONTEUDO PROGRAMÁTICO/AVALIAÇÕES:

 

      Em cada faixa, o praticante deverá cumprir um conteúdo programático obrigatório, devendo ser submetido a exames para promoção à faixa seguinte. Este conteúdo será estudado e praticado continuamente pelo aluno, de modo a se preparar para as avaliações correspondentes, que serão formuladas e desenvolvidas com cada nível de graduação.

 

Observação:

1. Em todas as graduações deverão ser trabalhados o condicionamento físico (capacidades físicas: força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, velocidade, agilidade. Coordenação motora) e combate. Para cada nível o grau de complexidade e dificuldade dos conteúdos deverá aumentar proporcionalmente.

 

2. Nenhuma alteração poderá ser feita nesta matriz curricular sem a devida autorização do patriarca da família Shien ou herdeiro direto. O desrespeito a tal regra acarretará punição ao infrator, podendo, inclusive, levar a processo de exclusão do quadro de membro da família.

Bitmap_em_SISTEMA_DE_GRADUAÇÃO_DO_DRAGÃO
bottom of page