top of page

                                                                                    KUOSHU - LEI-TAI

 

 

 

             Em um esforço para trazer paz e ordem nos tempos turbulentos logo após a   fundação da República Popular da China (1912), o Partido Nacionalista (Kuo  Ming Tang) baniu os duelos particulares e desafios de Lei Tai. O povo da China começou a ver as Artes Marciais Chinesas como ineficientes contra o poder das armas de fogo -e começou a perder interesse em estudar tais artes.

            Numa tentativa de revitalizar a cultura e as tradições chinesas, em 1928 três generais do Partido Nacionalista, chamados Chang Chi-chiang, Li Ching-lin e Fung Chu-chiang, organizaram a Primeira Competição de Artes Marciais Nacionais em Nanjing. O desafio se deu em um Lei Tai e as regras eram simples: sem ataque aos olhos, à garganta ou às partes baixas.

             Era um torneio aberto, mas muitos mestres não competiram, no entanto mandaram estudantes para representar seus estilos. O evento era um encontro entre alguns dos maiores artistas marciais chineses daquele período. O desafio era extremamente competitivo, resultando em diversos ferimentos e duas mortes. Aos 13 finalistas não foi permitido continuar, por causa das altas taxas de ferimento e do risco de mais mortes.

             O vencedor foi definitivamente eleito por um voto entre os participantes. No final, o "Punho Esmagador Divino" Guo Ru-zhang (Bei Shao Lin Chuan) foi eleito o melhor do torneio. Outro torneio foi organizado em 1933, e os vencedores desse evento incluíam Li Kun-shan (Louva-a-Deus), Wang Yu-shan (Louva-a-Deus) e Chang Tung-sheng (Shuai Chiao).

             Ainda em 1928, o Partido Nacionalista fundou o Instituto Central de Kuoshu, em Nanjing, com o propósito de promover as Artes Marciais Chinesas em nível nacional. Eles convidaram alguns dos maiores mestres vivos e os vencedores da competição de 1928 para criar um currículo padrão para o ensino e a disseminação das Artes Marciais Chinesas em escolas de Kuoshu nas províncias.

             O Instituto escolheu os seguintes mestres: Guo Ru-zhang, Wan Lai-sheng, Fu Chen-song, Wang Shao-chou and Li Xian-wu. Eles representaram os portadores do padrão do Instituto e tinham como Propósito disseminar suas técnicas através das províncias da China. Na história das Artes Marciais Chinesas, esse caso ficou conhecido como "Os Cinco Tigres do Norte que Foram para o Sul".

             Em 1936, foi organizada uma delegação de Kuoshu para visitar o sudeste da Ásia. No mesmo ano, a Equipe de Kuoshu Chinês deu uma demonstração em Berlim nos Jogos Olímpicos. Entre os mestres que fizeram a performance, estavam Fu Shu-yun, Luo Cheng-li, Wen Guang-chang, Cheng Huai-shian e Chang Wen-guang. Depois de suas demonstrações nos Jogos Olímpicos, a delegação de Kuoshu fez uma turnê por Dinamarca, Suécia, Tchecoslováquia, Hungria, Áustria e Itália.

              Eles eram recebidos calorosamente como representantes do povo chinês e eram altamente aclamados por suas performances de Tao Lu (formas) e armas como espadas, bastões e lanças.

             O Programa Nacional de Kuoshu foi interrompido durante a Segunda Guerra Mundial, para se concentrarem na luta contra o Japão. Muitos artistas marciais foram mortos lutando por seus países. O Instituto Central de Kuoshu teve de se mudar de Nanjing logo no começo da guerra e teve de mudar de lugar quase todos os anos durante a guerra.

             Em 1946, o Instituto voltou a Nanjing. No entanto, o retorno era praticamente simbólico. A guerra havia deixado o Instituto sem escritório, sem atividades e sem fundos. Dois anos depois, em 1948, o Instituto foi fechado.

            Depois que o Partido Nacionalista recuou para Taiwan, após a derrota imposta pelos comunistas em 1949, o conceito de Kuoshu cresceu em Taiwan durante as décadas de 50 e 60, com competições sediadas no início em Taiwan e então em toda a Ásia. Kuoshu agora faz parte do Ali Ásia Games.

             O mundo ocidental começou seu envolvimento em 1975, no primeiro campeonato mundial em Taipei, Taiwan (ICKF), com uma equipe dos EUA. Alguns dos países ocidentais que atualmente participam ativamente no movimento de Kuoshu são EUA, Grã-Bretanha, Brasil, Alemanha e Canadá. O combate de Kuoshu atualmente chamado outrora de Lei-tai, é o combate de trocação, ou seja, socos, chutes, e em alguns eventos de Kung-fu, vale também joelhadas e algumas quedas.

 

 

 

EM CONSTRUÇÃO...

bottom of page