top of page

AS ARMAS DO KUNG FU

Como já visto, com o passar dos séculos, o Kung Fu absorveu e englobou em sua estruturação técnicas de diferentes naturezas, como chutes, socos, saltos, rolamentos, projeções, meditação, etc. Contudo, uma das peculiaridades de nossa arte marcial que mais chama atenção, tanto de artistas marciais quanto do público leigo, é a grande variedade de armas e suas inúmeras técnicas.

Nenhuma outra arte marcial no mundo pode se vangloriar de um leque de armas tão amplo e variado como o Kung Fu. Na maioria das modalidades marciais os estudantes de hoje aprendem basicamente combate sem armas, com algumas técnicas voltadas à defesa contra oponentes armados. No Kung Fu existe um conjunto de armas consideradas tão importantes quanto as técnicas de combate sem armas do currículo padrão.

Hoje em dia, o porte de arma é ilegal na maioria dos países, o que reforçaria a dúvida do leigo em Kung Fu, que normalmente pode perguntar o porquê de aprender a lutar com armas se não as poderá utiliza-las em combate real. Se perguntarmos a um instrutor de Kung Fu por que ensina o manuseio de armas clássicas, este responderá que usar armas é parte da tradição nas artes marciais chinesas, e que a aprendizagem do Kung Fu sem o conhecimento de suas armas é incompleta.

O ensino de armas clássicas também pode ser uma boa forma de atrair estudantes, pois muitos consideram interessante a manipulação de nossas belas armas e mesmo instrumentos comuns utilizados como armas. Esta prática dá um tom distinto no Kung Fu, uma vez que não existem armas tão elaboradas e impressionantes em outros sistemas de artes marciais, orientais ou não.

Não por acaso, existem outros motivos mais relevantes, ligados à necessidade de autodefesa. Nos dias de hoje, não saímos em público empunhando uma espada ou portando uma lança pelas ruas, como muitos praticantes de Kung Fu faziam no passado. Mas, em uma luta, sempre poderá haver a existência de algum objeto ou outro meio, como um pedaço de madeira ou um cinto, por exemplo, que poderá ser utilizado com a habilidade adquirida na prática com as armas tradicionais. Também, se outra pessoa utiliza estas armas improvisadas contra o praticante de Kung Fu, este será capaz de se defender habilmente, se aprendeu os princípios e propriedades do conjunto de suas armas. Desta forma, muitos instrumentos comuns podem ser manuseados à semelhança de armas clássicas.

Também conta a favor da prática tradicional com armas no Kung Fu as habilidades especiais requeridas e obtidas por meio do uso de certos instrumentos, habilidades estas que geralmente são úteis também no combate sem armas. Ao treinar técnicas com armas grandes e pesadas, como o Tridente ou o Kwan Dao, por exemplo, o praticante desenvolve posturas estáveis, que lhe permitirão bases sólidas, evitando quedas involuntárias. Estas posturas estáveis, consolidadas com o treinamento com armas, sao transferíveis ao combate sem armas, favorecendo a permanência de pé e projetar o oponente ao solo.

Tradicionalmente, os estilos de Kung Fu destacam como armas básica as chamadas “4 armas tradicionais”: bastão, facão, lança e espada. Ou seja, a grande maioria dos estilos existentes faz uso dessas armas, além de outras que normalmente vão sendo aprendidas na medida em que o praticante avança em seus estudos.

PUNHAL/ADAGA (BI SHOU) - 匕首

 

Curtas, perfurantes e cortantes, as adagas são facilmente subestimadas por seu tamanho, o que é um erro. Sua utilização requer requer grande habilidade em esquivas, controle das pernas e orientação espacial, em especial quando o oponente empunha uma arma longa. O treinamento com estas armas refuerça a velocidade e a precisão em combate.

FACAS RABO DE PEIXE (LÙJIǍODĀO) - 鹿角刀

 

Trata-se de uma arma exótica e pouco conhecida. O nome da arma deriva de sua forma, que lembra um peixe com um rabo enorme. Esse rabo é mantido sempre para cima para bloquear os ataques das armas inimigas. Realiza cortes e perfurações, alé, de bloqueios que podem apresar asmas agressoras.

ESPADA (JIAN) - 剑

 

Considerada a arma mais nobre dentre todas as armas, foi também difundida pelas guardas e forças armadas dos antigos governantes chineses e posteriormente, tornando-se um bem comum em todo o oriente. Faz parte do folclore e da mitologia de diversas culturas orientais. A espada chinesa tradicional é de uso apenas em uma mão, forjada com sua lâmina reta, tendo fio (corte) de ambos os lados e uma ponta bem aguçada. O pingente pendurado no cabo costuma ser vermelho ou dourado, tendo adornos artísticos (nós chineses e bibelôs brilhosos) representando filosoficamente a nobreza e a divindade. Muito utilizada para estocadas (perfuração) e cortes.

FACÃO (DAO) -刀

 

Introduzido pelas guardas e forças armadas dos antigos governantes chineses, muitos dizem que o lenço vermelho preso ao cabo do facão simboliza a cor da realeza, embora esta explicação possa variar de acordo com cada cultura. Talvez seja a arma com maior diversidade de estilos e modelos, variando de acordo com a caracteristica ou a cultura da região em que era praticado. Útil para cortes e estocadas (perfuração).

BASTÃO (GUN) - 棍

 

Considerado o “Pai das Armas”, tem este título por ser a arma mais básica, tanto no que diz respeito a confecção, quanto em suas técnicas marciais. Muito utilizado para concussão e algumas vezes para perfuração, mantêm adversários à distância, pois é uma arma de longo alcance

LANÇA (QIANG) – 枪  

 

Considerada a “Rainha das Armas”, foi difundida principalmente pelas guardas e forças armadas dos antigos governantes chineses. Podia ser arquitetada de maneira rústica e simples, afiando uma das pontas de um bastão. Tradicionalmente era feita em bambu com uma das pontas em metal, acompanhada de uma pelagem que impedia o jorrar de sangue sobre seu cabo durante a perfuração, evitando deixa-la escorregadia para seu manipulador. É muito utilizada para estocadas (perfuração) e também para concussão.

FACÃO DE KWAN (KWAN DAO) - 关刀

 

Considerada uma arma mitológica dentro do Kung Fu, tendo pertencido ao grande herói mitológico General Kwan Kun, foi difundida pelas guardas e forças armadas dos antigos governantes chineses. O Kwan Dao tradicional, que é extremamente pesado (acima dos 30 kg) e manipulado pelas duas mãos, pode ter seu cabo em madeira resistente ou em metal, com lâmina de grande espessura com aproximadamente dois palmos de largura, sendo muito afiada e ponta bem aguçada.

É possível encontrar em sua base uma ponta de lança, fazendo com que a arma seja perfurante de ambos os lados. Também pode conter um pingente pendurado na lâmina, seguindo o mesmo simbolismo da espada, e também o desenho ou mesmo o ideograma “Dragão”, remontando a lenda de Kwan Kun. Arma muito utilizada para cortes e também para estocadas (perfuração).

PUDAO - 朴刀

 

Antigamente, o Pu Dao era utilizado pela infantaria chinesa e era conhecido como a espada corta-cavalo, uma vez que que era usado para derrubar os cavaleiros inimigos durante as batalhas, decepando as pernas de seus cavalos. Sua lâmina possui aproximadamente 55cm de comprimento e largura de 7,5cm a 11cm, pesando em média 350g. Seu cabo é formado por um bastão com ponta metálica, com um comprimento aproximado de 130cm e peso médio de 900g.

MARTELO METEORO (LIU XING) - 流星

 

Com sua origem remontando ao período dos Estados Guerreiros, por volta de 400 a.C., esta arma consiste em uma massa de metal arredondada que é amarrada a uma corda, normalmente de 5m de comprimento. É uma arma de arremesso controlada pelo lutador através da corda, que é controlada pelas mãos, cotovelos, pescoços, ombros e pernas do praticante. Seu impacto é arrasador, podendo até mesmo quebrar um crânio. Podendo ser encontrada numa versão com um dardo na extremidade da corda, é uma das armas mais difíceis de se manipular no kung fu.

DARDO E CORDA (SHENG BIAO) - 绳镖

 

Semelhante ao Matelo Meteoro, consiste em um pesado dardo de metal de 16 cm a 20 cm de comprimento, sendo afiado ou não, amarrado à corda. A corda é controlado principalmente pelas mãos, cotovelos, pescoço, ombros e pernas do praticante de forma a fazer grandes giros que visam acertar o adversário ou apenas ganhar tempo para que a arma possa ser arremessada.

Usualmente amarra-se à corda, mais ou menos a 15 cm do dardo, (tradicionalmente crinas de cavalo), que buscam dificultar a visualização da posição exata do dardo e também distrair o adversário. O dardo e corda é uma das armas mais difíceis de se manipular dentre todas as usadas nas artes marciais chinesas e é ensinada em poucos estilos de kung fu tradicional.

AGULHAS EMEI (EMEI CI) - 峨嵋刺

 

As Agulhas Emei são  armas que encantam por sua aparência e manuseio. São presas ao dedo médio, o que dá mais firmeza para quem as usa. Assim, são rodopiadas com a intenção de distrair e confundir o inimigo, que normalmente é pego desprevenido. Possuem cerca de 25cm.

LEQUE DE FERRO (TIE SHAN)  - 铁扇

 

Considerado pela sociedade ocidental um objeto de adorno feminino, o leque foi muito utilizado no oriente como um objeto do cotidiano, adaptado para o meio marcial.

Arma leve, facilitando o manuseio, seu pano costuma ser de seda reforçada, para auxiliar o aspecto defensivo de seu portador. É comum encontrar desenhos folclóricos ou mesmo os ideogramas 功夫 (Kung Fu) em sua seda. Muito utilizada semelhante a um punhal, ou seja, para cortes e estocadas (perfuração). Tradicionalmente era visto em metal ou bambu, e atualmente pode ser encontrado também em acrílico.

ESPADA GANCHO (GOU JIAN) – 钩剑

 

A espada gancho (ou simplesmente gancho) é uma arma exótica presente em diversos estilos de Kung Fu do norte e alguns estilos do sul. Conhecida também por Gancho Orelha de Tigre, esta arma exótica requer alto nível para domina-la. Normalmente são usadas dois destes ganchos simultaneamente, mas também pode ser usado apenas um.

BASTÃO TRÊS SESSÕES (SAN JIE GUN/SAN TIEN KWAN) - 三截棍

 

Também pode ser chamado de “Barra Tripla”, esta arma derivada do bastão é pouco conhecido no ocidente. Dados históricos apontam que antigamente foi utilizado para separar e moer grãos diversos na agricultura, sendo posteriormente adaptado para o meio marcial, principalmente contra adversários a cavalo e com escudos ou barreiras altas. Tradicionalmente é visto em madeira com seus elos em metal, é uma arma de difícil manuseio. Cada sessçao da arma teria o mesmo comprimento do braço de seu dono. Muito utilizada para concussão e algumas vezes perfuração, mantêm o adversário à distância, pois é uma arma articulada de médio a longo alcance.

LIANG JIE GUN OU SHUANG JIE GUN - 兩節棍 OU 雙節棍

 

O bastão de duas sessões se tornou conhecido no ocidente principalmente devido ao seu uso por Bruce Lee, em seus filmes. Popularmente chamado pelo nome japonês “nunchaku”, a origem desta arma é freqüentemente atribuida à prática agrícola, como ferramenta antiga usada por fazendeiros para separar o arroz. Outra explicação comum é de que o nunchaku foi utilizado originalmente para guiar cavalos. Hoje é utilizado para dar maior alcance nos golpes dos braços e pode ser utilizado para desenvolver agtaques frontais, laterais e giros para confundir o adversário.

SAY – 釵

 

Arma típica do leste da china utilizada antigamente como ferramenta na medida de cercas e construções chinesas, acreditava-se anteriormente ter origem no Japão. A finalidade do Say como arma reflete de suas formas distintas. Com perícia, pode ser empregada eficazmente contra uma espada longa, aprisionando a lâmina da espada em suas extremidades laterais. Usuários habilidosos são capazes de quebrar lâmina presa com um movimento de suas mãos.

TRIDENTE (TAI PA) - 大扒

 

Assim como várias outras armas do Kung Fu, antes de se tornar arma, o tridente era ferramenta de trabajo. Em mãos hábeis se converte em uma arma temível, com três poderosos dentes que podem cravar ou cortar o corpo do adversário ou desarma-lo, com giros a partir de seu eixo.

PÁ DE MONGE (YUE YA CHAN) -月牙铲

 

Esta arma data da Dinastía Shang, quando era utilizada pelos camponeses, nas atividades agrícolas. Em suas viagens ou passeios diários, muitas vezes os monges ajudavam aos camponeses com esta ferramenta, utilizando-a como arma quando necessário. Inicialmente foi produzida em bronze, passando a ser confeccionada em ferro nos periodos de guerra. Seus movimentos são enérgicos, sendo utilizada para cortes, concussões e bloqueios com ambas as extremidades.

CORRENTE NOVE SESÕES (JIU JIE BIAN) -九截鞭

 

Arma articulada, produzida em metal, consiste essencialmente de um conjunto de cadeias unidas (corrente) dotada de pesos nas extremidades. As técnicas incluem giros longos, arremesos e defesas amplas. Sua principal característica ofensiva é a de enrolamento de partes do corpo do adversário com a produção de múltiplas lesões.

BANCO DE MADEIRA (ZHǍNG QIÁO DÈNG) - 長橋櫈

 

Para os ocidentais pode parecer estranho o uso de um banco como arma, mas na China o banco de madeira (ou banco cavalo), facilmente acessível em qualquer restaurante chinês, era usado como uma arma de curto e de longo alcance. Esta arma tem a forma de um cavalete comum, com exceção de que a parte superior é plana, de modo que pode ser usada como assento. Por ser pesado (15 a 20 libras), é muito útil para desenvolver força e resistência dos estudantes de hoje e ao mesmo tempo melhorar o seu equilíbrio e coordenação.

O banco é uma boa representação da criatividade dos lutadores antigos na China, que não só encontraram maneiras de utilizar todas as ferramentas disponíveis e implementa-las, mas também desenvolveram técnicas de combate eficazes que são úteis ainda hoje.

GUAI ou SHUANG GUAI (TONFA) - 拐 ou 双拐

Originalmente confeccionada em madeira, a tonfa traz da antiga China suas melhores formas de utilização. Era empregada como uma ferramenta agrária. Na época, o imperador japonês confiscou todas as armas que estivessem em mãos de chineses para evitar rebeliões contra o Japão. Assim, sem quaisquer outros meios de defesa, os habitantes da ilha de Okinawa foram os primeiros a utilizar a tonfa como arma contra os ocupantes japoneses.

Historiadores contam que um jovem agricultor, ao ser agredido em praça pública pelos ocupantes japoneses, não teve outra escolha a não ser utilizar-se da tonfa para se defender dos ataques do Nunchako; já que havia por ali várias lavradoras chinesas que batiam arroz para tirar a casca, o jovem chinês, sem ter como se defender de outro modo, tomou a tonfa das mãos de uma delas e conseguiu se livrar do ataque.

FACÃO DE NOVE ARGOLAS (JIU HUAN DAO) -九环刀

 

Muito usado pela antiga infantaria chinesa e pelos monges Shaolin, é um facão dotado de argolas metálicas que servem tanto para prender a arma ao corpo do inimigo quanto para distraçao devido ao barulho. O adorno no cabo tem a mesma função do pano da espada e do sabre: distração e absorção de sangue.

八刀

 

O facão de Wing Chun (faca de 8 cortes ou também conhecida como facas borboletas) funciona como extensão das mãos e utiliza as técnicas aprendidas nas 3 formas anteriores. Na prática desenvolve a resistência dos punhos e flexibilidade. Cada movimento forma cortes e bloqueios em direção ao centro do oponente. Ao contrário do bastão, é uma arma dupla e curta, porém fatal. O significado do nível, que mostra o corte, é o desprendimento com as coisas materiais, ou seja, para evitar sofrimento deve-se viver as coisas do mundo apenas quando elas estão disponíveis. As técnicas, teorias e princípios estabelecidos, podem ser facilmente adaptadas para qualquer arma curta tipo bastãozinho, faca de cozinha ou até mesmo uma espada

bottom of page